SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.serIV número5Cuidados de higiene - baño: significados y perspectivas de los enfermerosImpacto del Proyecto de Intervención en la Obesidad Infantil en el primer ciclo de una agrupación de escuelas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista de Enfermagem Referência

versión impresa ISSN 0874-0283

Resumen

MARQUES, Maria Isabel Dias; MENDES, Aida Cruz; GAMITO, Ana Isabel Ferreira de Magalhães  y  SOUSA, Liliana De. Eficácia de intervenções assistidas por animais na prevenção da violência de doentes psiquiátricos agudos hospitalizados. Rev. Enf. Ref. [online]. 2015, vol.serIV, n.5, pp.47-56. ISSN 0874-0283.  http://dx.doi.org/10.12707/RIV14060.

Enquadramento: A violência de doentes psiquiátricos agudos hospitalizados constitui um grande desafio para os profissionais dado as suas consequências. Objetivos: Avaliar a eficácia de um programa de Intervenções Assistidas por Animais (cão) na prevenção de violência em unidades psiquiátricas de agudos. Metodologia: Estudo quasi-experimental, com um grupo experimental (26 doentes) e um grupo de controlo equivalente. O grupo experimental foi sujeito a um programa que incluiu 6 visitas de uma dupla (cão e educador), 15 minutos cada, ao longo de 3 semanas; cada sessão envolveu 2 doentes. Antes e após o programa foram avaliadas a sintomatologia psiquiátrica e a experiência e expressão da ira; no período do programa foram avaliados os comportamentos agressivos. Resultados: O programa demonstrou ser eficaz, diminuindo a frequência e gravidade dos comportamentos agressivos e o recurso a psicofármacos. Não se obteve evidência de que influencia a sintomatologia psiquiátrica e experiência e expressão da ira. Conclusão: Este tipo de programa poderá constituir uma estratégia complementar na prevenção e controlo da violência de doentes psiquiátricos agudos hospitalizados.

Palabras clave : violência; prevenção de acidentes; terapia assistida por animais; hospitais psiquiátricos; epidemiologia experimental.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons