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Revista de Enfermagem Referência

versión impresa ISSN 0874-0283

Resumen

SANTOS, Tânia Sofia Pascoal dos. Intervenções de Enfermagem para reduzir a ansiedade pré-operatória em crianças em idade escolar: uma revisão integrativa. Rev. Enf. Ref. [online]. 2014, vol.serIV, n.3, pp.149-155. ISSN 0874-0283.  https://doi.org/10.12707/RIV14001.

Contexto: É na idade escolar que há um crescente sentimento de independência e da capacidade de seguir regras e de absorver informação. Tendo em conta estas capacidades, o enfermeiro deve ser responsável por diminuir a ansiedade da criança. Objetivos: Descrever as intervenções de Enfermagem que reduzem a ansiedade pré-operatória em crianças em idade escolar. Metodologia: Revisão integrativa (2008-2013). Pesquisa efetuada nas plataformas de pesquisa B-ON (Biblioteca do Conhecimento Online), EBSCO (Elton Bryson Stephens Company), Centro de Documentação da Universidade Católica Portuguesa e Google Académico, com recurso a palavras-chave e a operadores booleanos. Foram definidos critérios de inclusão e exclusão e quatro artigos foram considerados relevantes. Resultados: Na análise foi considerada a tipologia dos estudos. A realização de programas pré-operatórios estruturados e adaptados à criança permitem diminuir a ansiedade, tornando mais eficaz a aceitação dos cuidados e a recuperação pós-operatória. Conclusão: O suporte parental e a qualidade da pré-admissão são essenciais para ajudar as crianças e os pais a encontrar estratégias para minimizar a ansiedade na fase pré-operatória.

Palabras clave : criança; pediatria; cuidados pré-operatórios; cirurgia; papel do profissional de Enfermagem; Enfermagem.

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