SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.serIV número2Traducción, adaptación y validación del Relationship Questionnaire en jóvenes portuguesesEscalas de evaluación del riesgo de caída índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista de Enfermagem Referência

versión impresa ISSN 0874-0283

Resumen

MELO, Ricardo Manuel da Costa; RUA, Marília dos Santos  y  SANTOS, Célia Samarina Vilaça de Brito. Necessidades do cuidador familiar no cuidado à pessoa dependente: uma revisão integrativa da literatura. Rev. Enf. Ref. [online]. 2014, vol.serIV, n.2, pp.143-151. ISSN 0874-0283.  http://dx.doi.org/10.12707/RIV14003.

Contexto: O envelhecimento e o aumento da dependência da população implicam a necessidade crescente de cuidados no domicílio a serem prestados por familiares. Objetivos: Determinar quais as principais necessidades manifestadas pelo cuidador familiar no cuidado à pessoa dependente, através de uma revisão da literatura. Metodologia: Recorreu-se à pesquisa em bases de dados eletrónicas, nacionais e internacionais, com o recurso a motores de busca específicos, tendo sido obtido inicialmente um total de 516 produções científicas que, após a análise segundo os critérios de inclusão, ficou resumido a um conjunto de 21 artigos. Resultados: Da análise da evidência científica obtida, esta orienta para um conjunto de necessidades, as quais agrupamos à luz da Teoria das Transições: recursos comunitários e sociais, conhecimentos e preparação, significado pessoal, crenças e atitudes e condição socioeconómica. Conclusão: Podemos concluir que o correto diagnóstico das necessidades dos cuidadores familiares é determinante para o planeamento eficaz das intervenções de enfermagem, o que pode traduzir-se em ganhos para a saúde, tanto do cuidador, como da pessoa que é cuidada.

Palabras clave : cuidadores familiares; determinação de necessidades de cuidados de saúde; membros da família; idoso dependente.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons