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Revista de Enfermagem Referência

versão impressa ISSN 0874-0283

Resumo

PINHEIRO, Germana Manuela da Silva; MACEDO, Ana Paula Morais de Carvalho  e  COSTA, Nilza Maria Vilhena Nunes da. Supervisão colaborativa e desenvolvimento profissional em Enfermagem. Rev. Enf. Ref. [online]. 2014, vol.serIV, n.2, pp.101-109. ISSN 0874-0283.  http://dx.doi.org/10.12707/RIII1381.

Enquadramento: A supervisão colaborativa fundamenta a permanente transformação das práticas profissionais, numa perspetiva coformativa e desenvolvimentista. Objetivo: Este estudo visa compreender as conceções dos enfermeiros sobre a supervisão colaborativa e o desenvolvimento profissional na prática de cuidados. Metodologia: Estudo empírico qualitativo, este estudo de caso integra a equipa de Enfermagem de um serviço de Medicina Interna num Centro Hospitalar da região Norte de Portugal (N = 29). Os dados foram obtidos através de análise documental, observação não participante e entrevista semiestruturada. Resultados: Os participantes consideram que colaborar é partilhar, trabalhar em equipa e ajudar o outro, existindo privilegiados momentos colaborativos na prática de cuidados. A supervisão surge como uma realidade ainda distanciada da prática e os enfermeiros tendem a uma visão verticalizada do processo supervisivo. Como contributos para o desenvolvimento profissional, os enfermeiros salientam a formação contínua, a colaboração e a inter-relação da pessoa, do meio e dos outros. Conclusão: Apesar da espontaneidade e informalidade da supervisão e da colaboração, estas práticas encontram-se intimamente relacionadas com o contínuo desenvolvimento profissional em Enfermagem.

Palavras-chave : equipe de enfermagem; comportamento cooperativo; competência profissional.

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