SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.serIV número2Gerenciamento da diferença: relações de poder e limites profissionais no serviço de atendimento móvel de urgênciaPerceção do adolescente com paralisia cerebral acerca da qualidade da vinculação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista de Enfermagem Referência

versão impressa ISSN 0874-0283

Resumo

PASSOS, Joaquim; SEQUEIRA, Carlos  e  FERNANDES, Lia. Focos de Enfermagem em pessoas mais velhas com problemas de saúde mental. Rev. Enf. Ref. [online]. 2014, vol.serIV, n.2, pp.81-91. ISSN 0874-0283.  http://dx.doi.org/10.12707/RIV14002.

Enquadramento: As perturbações mentais nos idosos associam-se frequentemente a perdas cognitivas, sintomas psicológicos e comportamentais que comprometem a sua qualidade de vida, constituindo manifestações relevantes para a prática de Enfermagem. Objetivo: Identificar os focos de Enfermagem relacionados com a saúde mental mais comuns nas pessoas mais velhas. Metodologia: Foram avaliados 75 utentes (= 65 anos), com doença mental diagnosticada pela Classificação Internacional de Doenças, 9ª Revisão (CID-9), num Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental. Instrumentos: Mini-Exame do Estado Mental; Teste do Relógio; Escala de Depressão Geriátrica; Escala de Ansiedade de Zung; Índice de Barthel; Índice de Lawton e Brody; e Classificação Social de Graffar. Resultados: Diagnósticos médicos mais comuns: depressão e demência. A maioria dos utentes apresentava défice cognitivo, depressão, ansiedade, dependência moderada nas Atividades Básicas de Vida Diária e algum nível de dependência nas Atividades Instrumentais de Vida Diária. Focos de Enfermagem mais comuns: memória, cansaço, ansiedade, nervosismo, insónia e atenção. Conclusão: As alterações cognitivas, a demência e a depressão estavam associadas a maior número de focos de Enfermagem.

Palavras-chave : enfermagem psiquiátrica; foco de enfermagem; diagnóstico de enfermagem; saúde mental; idoso; idoso de 80 anos ou mais.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons