SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.serIV número1Salud Oral, alfabetización y calidad de vida en personas mayores: Revisión Sistemática de la LiteraturaEl uso de la Clasificación Internacional del Funcionamiento, de la Discapacidad y de la Salud en la atención a las personas maiores índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista de Enfermagem Referência

versión impresa ISSN 0874-0283

Resumen

BAPTISTA, Rui Carlos Negrão; MARTINS, José Carlos Amado; PEREIRA, Maria Fátima Carneiro Ribeiro  y  MAZZO, Alessandra. Simulação de Alta-Fidelidade no Curso de Enfermagem: ganhos percebidos pelos estudantes. Rev. Enf. Ref. [online]. 2014, vol.serIV, n.1, pp.135-144. ISSN 0874-0283.  https://doi.org/10.12707/RIII13169.

A enfermagem está a vivenciar uma nova realidade com a inclusão de novas estratégias no seu processo de ensino/aprendizagem. Com a simulação de alta-fidelidade o estudante adquire competência num ambiente controlado e isento de riscos. Com o objetivo de identificar a melhor evidência científica sobre os ganhos percebidos pelos estudantes de Enfermagem, em relação à prática com simuladores de alta-fidelidade, foi realizada uma pesquisa sistematizada da literatura desde dezembro de 2010 a fevereiro de 2011, com critérios de inclusão, descritores e bases de dados definidas. Foram selecionados 9 artigos de alta qualidade metodológica, publicados entre 2005 e 2011, dos quais emergiram os temas: satisfação; aprendizagem e sua motivação; realismo; autoconfiança; habilidades técnicas; reflexão sobre a ação e transferência de competências. A simulação de alta-fidelidade é valorizada pelos estudantes por aumentar a sua percepção cognitiva e psicomotora para a realidade de prática clínica que os espera e que lhes suscita muita apreensão.

Palabras clave : simulação de paciente; ensino; estudante de enfermagem; educação em enfermagem.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons