SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.serIV issue1Everyday experiences of parents with disabled childrenHigh-Fidelity Simulation in the Nursing Degree: gains perceived by students author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista de Enfermagem Referência

Print version ISSN 0874-0283

Abstract

CUNHA, Madalena et al. Saúde Oral, Literacia e Qualidade de Vida em Idosos: Revisão Sistemática da Literatura. Rev. Enf. Ref. [online]. 2014, vol.serIV, n.1, pp.125-134. ISSN 0874-0283.  https://doi.org/10.12707/RIII12157.

Contexto: O impacto da saúde oral torna-se cada vez mais premente face à maior longevidade do ser humano, influenciando negativamente a qualidade de vida. Objetivo: Explorar o impacto da saúde oral e da literacia na qualidade de vida dos idosos. Metodologia: Pesquisou-se em vários motores de busca, através de diferentes combinações dos descritores “Saúde Bucal”, “Qualidade de Vida” e “Educação” e dos idiomas de português e inglês, identificando-se estudos de 2000-2012. Foram seguidos os princípios propostos pelo Cochrane Handbook e a análise crítica realizada por dois investigadores. Apresentação dos resultados: O corpus do estudo foi composto por 11 estudos primários e demostra que a baixa literacia e a perda de dentes estão relacionadas com uma baixa qualidade de vida. Conclusão: A literacia e o edentulismo influenciam negativamente a saúde oral, sendo que menor escolaridade e perda de dentes determinam pior qualidade de vida. A literacia e o estado de saúde oral deverão ser considerados na praxis clínica, educacional e investigativa de enfermagem de modo a promover a qualidade de vida dos idosos.

Keywords : saúde bucal; educação; qualidade de vida.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License