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Revista de Enfermagem Referência

versão impressa ISSN 0874-0283

Resumo

VENTURA, Maria Clara Amado Apóstolo; FERREIRA, Maria Manuela Frederico  e  MAGALHAES, Maria José de Sousa. Violência nas relações de intimidade: crenças e atitudes de estudantes do ensino secundário. Rev. Enf. Ref. [online]. 2013, vol.serIII, n.11, pp.95-103. ISSN 0874-0283.  http://dx.doi.org/10.12707/RIII12120.

A violência é definida como a ameaça ou o uso intencional da força ou do poder e engloba atos de agressão física, psicológica e sexual, fundamentados muitas vezes em conceções sociais e culturais estereotipadas. Foi desenvolvido um estudo quantitativo descritivo, com o objetivo de identificar crenças e atitudes legitimadoras de violência nas relações de intimidade, através da aplicação da Escala de Crenças sobre Violência Conjugal (Machado, Matos e Gonçalves, 2006). O somatório total da escala mede o nível de tolerância/aceitação em relação à violência física e psicológica exercida no contexto de relações do tipo conjugal. A soma de cada fator permite compreender as crenças e atitudes específicas deste tipo de violência. A amostra é constituída por 688 estudantes de duas escolas secundárias, com média de idades de 17,44 anos, 61,30% do sexo masculino e 38,70% do sexo feminino. Os dados foram tratados no programa SPSS 18.0. De acordo com os resultados, os/as estudantes inquiridos/as são, em maior percentagem (68,9%), discordantes com as crenças e atitudes legitimadoras da violência. Os estudantes do sexo masculino apresentam respostas mais concordantes com a legitimação da violência, tanto no Global da Escala como em cada um dos fatores de legitimação.

Palavras-chave : violência; conjugal; atitudes; estudantes.

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