SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.serIII número10Programas de educación dirigidos a los pacientes con diabetes mellitus tipo 2: revisión sistemática de la literaturaLas concepciones de los enfermeros sobre planificación, organización y gestión de enfermería en la atención primaria: revisión integradora índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista de Enfermagem Referência

versión impresa ISSN 0874-0283

Resumen

VILAR, Andréa Maria Alves; ANDRADE, Marilda  y  ALVES, Márcia Rocha da Silva. Alta de crianças com estoma: uma revisão integrativa da literatura. Rev. Enf. Ref. [online]. 2013, vol.serIII, n.10, pp.145-152. ISSN 0874-0283.  http://dx.doi.org/10.12707/RIII12113.

Estudo de revisão integrativa da literatura sobre orientações para a alta hospitalar de crianças portadoras de estomas. O objetivo foi identificar nas publicações existentes as evidências disponíveis quanto às orientações dadas pelos enfermeiros aos cuidadores na alta de criança portadora de estoma. Foram obtidas 18 publicações nacionais, entre os anos de 1978-2011, através da Biblioteca Virtual em Saúde e da Base de Dados Bibliográficos Especializada na área de Enfermagem do Brasil. Os dados mostram que não existem orientações específicas sobre a alta de crianças estomizados, apesar do tema estoma ser abordado em 27,7% dos artigos, mas que o enfermeiro se inquieta com a necessidade do preparo da família para a alta hospitalar, onde 61,1% foram sujeitos das publicações. Evidencia-se pelos dados que a alta hospitalar é integrante da práxis dos enfermeiros, todavia são insipientes tanto os estudos sobre o tema, quanto a especificidade e profundidade das orientações fornecidas pelos enfermeiros a cada familiar da criança estomizada.

Palabras clave : criança; estoma; alta hospitalar; enfermagem.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons