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Revista de Enfermagem Referência
versión impresa ISSN 0874-0283
Resumen
MENINO, Eva; DIXE, Maria Anjos; LOURO, Maria Clarisse Martins y ROQUE, Sofia Maria Borba. Programas de educação dirigidos ao utente com diabetes mellitus tipo 2: revisão sistemática da literatura. Rev. Enf. Ref. [online]. 2013, vol.serIII, n.10, pp.135-143. ISSN 0874-0283. https://doi.org/10.12707/RIII1247.
O aumento da longevidade e as problemáticas de saúde associadas ao aumento da incidência da doença crónica, concretamente a diabetes que apresenta implicações documentadas ao nível económico, social e familiar, justificam a necessidade de uma resposta dos serviços de saúde consertada e de qualidade. Esta revisão sistemática tem como objetivo analisar os programas de educação dirigidos ao utente diabético, metodologias de avaliação assim como os respetivos resultados. Os cinco estudos incluídos resultaram duma pesquisa realizada na EBSCOhost e na ISI Web of Knowledge. Os programas de intervenção apresentam metodologias e estruturas distintas, embora todos tenham tido por base teórica a educação para a autogestão. As metodologias de avaliação da eficácia dos programas incidiram essencialmente em parâmetros fisiológicos, embora em alguns estudos tenham sido avaliados parâmetros psicológicos. Os resultados mostram melhorias nos valores da Hemoglobina glicada; da pressão arterial, colesterol, na vigilância oftálmica, autovigilância dos pés e vigilância nefropática, autoeficácia, qualidade de vida, dieta, peso corporal, perímetro abdominal, indicadores de atitude e indicadores de comportamento. Parece haver uma resposta positiva aos programas de intervenção, traduzida em resultados relacionados com parâmetros fisiológicos e parâmetros psicológicos.
Palabras clave : educação em saúde; avaliação de resultados (cuidados de saúde); diabetes mellitus.