SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.serIII número9Experiencias de las familias en el proceso de adaptación a la enfermedad oncológica en los niñosEl cuidado de los ancianos con enfermedades mentales desde la perspectiva de la familia índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista de Enfermagem Referência

versión impresa ISSN 0874-0283

Resumen

FERREIRA, Manuela Frederico  y  LOUREIRO, Cândida. Motivos para a procura de mestrados: estudo exploratório com enfermeiros. Rev. Enf. Ref. [online]. 2013, vol.serIII, n.9, pp.67-74. ISSN 0874-0283.  https://doi.org/10.12707/RIII1264.

Ao longo dos anos tem-se assistido a um aumento de mestrados a funcionar em Portugal. Não obstante razões pessoais e profissionais para a decisão de investir na formação, atualmente a procura de mestrados está a decrescer. Face a esta realidade importa conhecer fatores que determinam a escolha, para poder tornar a oferta mais atrativa no momento da tomada de decisão dos candidatos. É objetivo deste estudo: identificar os motivos que influenciam a tomada de decisão dos enfermeiros na escolha do mestrado e na escolha da instituição onde será realizado. É um estudo qualitativo exploratório, com amostra de conveniência de 39 enfermeiros a frequentar curso de mestrado em 2011-2012. A recolha de dados foi realizada por questionário com questões abertas. Da análise de conteúdo, salientamos como razões para a escolha do curso a perspetiva de progressão na carreira e a motivação para a área do conhecimento. Na escolha da instituição evidenciamos proximidade, custos, conhecimento prévio, referência de outrem, credibilidade, qualidade do ensino e o plano curricular. As razões para a escolha do curso são a necessidade de formação, a perspetiva de progressão na carreira e a motivação. Para a escolha da instituição, as razões são instrumentais, afetivas, institucionais e pedagógicas.

Palabras clave : motivação; educação continuada; enfermeiros.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons