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Revista de Enfermagem Referência

versão impressa ISSN 0874-0283

Resumo

PAULA, João Miguel Pulquério de. Estilos parentais, inteligência emocional e o enfant terrible: relações, implicações e reflexões. Rev. Enf. Ref. [online]. 2012, vol.serIII, n.8, pp.155-162. ISSN 0874-0283.  https://doi.org/10.12707/RIII1203.

Existe uma forte evidência científica que sustenta a relação estreita entre o estilo educacional e as práticas a ele associadas, como preditores e determinantes fulcrais do desenvolvimento psicossocial da criança/adolescente. Com efeito, objetiva-se compreender que influências exerce a parentalidade, mormente a componente emocional e o controlo na aquisição de competências emocionais e sociais dos jovens. A metodologia consistiu numa reflexão crítica sobre a revisão da literatura efetuada. Conclui-se que o estilo autoritativo é uma praxis parental que potencia a inteligência emocional, com ênfase numa supervisão adequada e métodos disciplinares moderados, revelando-se fundamental para o desenvolvimento de adultos emocionalmente competentes, evitando problemas de internalização e externalização do comportamento.

Palavras-chave : educação infantil; emoções; controlo; comportamento.

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