SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.serIII número8Oficina sobre projeto pedagógico de curso de enfermagem: refletindo sobre inovações, desafios e potencialidadesReformas da gestão na saúde: desafios que se colocam aos enfermeiros índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista de Enfermagem Referência

versão impressa ISSN 0874-0283

Resumo

CORREIA, Maria Amélia Meireles Lima da Costa Peres  e  COSTA, Maria Arminda Mendes. Perceção do cuidar de um grupo de estudantes finalistas de enfermagem. Rev. Enf. Ref. [online]. 2012, vol.serIII, n.8, pp.75-83. ISSN 0874-0283.  https://doi.org/10.12707/RIII11119.

O presente estudo enquadra-se no âmbito do ensino em enfermagem, incidindo sobre o processo ensino/aprendizagem do cuidar. Ao longo do percurso formativo os estudantes adquirem uma conceção do cuidar, que importa seja reveladora de uma posição harmoniosa entre as diferentes dimensões que o cuidar encerra. Foi nosso objetivo - conhecer a perceção do cuidar de um grupo de estudantes finalistas de enfermagem. É um estudo exploratório - descritivo de natureza quantitativa. A colheita de dados foi efetuada através da aplicação da “ Escala de avaliação do Significado de Cuidar - EASC” da autoria de Bison (2003, p. 26-28). A amostra é constituída por 197 estudantes finalistas de uma Escola Superior de Enfermagem Portuguesa. Os resultados evidenciam que os estudantes em fase de conclusão do curso, valorizam mais o cuidar enquanto interação interpessoal e como intervenção terapêutica, sendo o cuidar como afeto e o cuidar como imperativo moral ou ideal as dimensões menos valorizadas. Os resultados parecem orientar para a necessidade de uma avaliação sistemática dos resultados obtidos ao longo e no final do processo ensino/aprendizagem de modo a que o processo formativo culmine numa aprendizagem global onde o cuidar seja o resultado da valoração harmonizada das diferentes dimensões que o compõem.

Palavras-chave : estudantes; enfermagem; cuidar.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons