SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.serIII número8Taller sobre un proyecto pedagógico de la carrera de enfermería: reflexionar sobre las innovaciones, los desafíos y las potencialidadesReformas en la gestión de la salud: retos para los enfermeros índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista de Enfermagem Referência

versión impresa ISSN 0874-0283

Resumen

CORREIA, Maria Amélia Meireles Lima da Costa Peres  y  COSTA, Maria Arminda Mendes. Perceção do cuidar de um grupo de estudantes finalistas de enfermagem. Rev. Enf. Ref. [online]. 2012, vol.serIII, n.8, pp.75-83. ISSN 0874-0283.  https://doi.org/10.12707/RIII11119.

O presente estudo enquadra-se no âmbito do ensino em enfermagem, incidindo sobre o processo ensino/aprendizagem do cuidar. Ao longo do percurso formativo os estudantes adquirem uma conceção do cuidar, que importa seja reveladora de uma posição harmoniosa entre as diferentes dimensões que o cuidar encerra. Foi nosso objetivo - conhecer a perceção do cuidar de um grupo de estudantes finalistas de enfermagem. É um estudo exploratório - descritivo de natureza quantitativa. A colheita de dados foi efetuada através da aplicação da “ Escala de avaliação do Significado de Cuidar - EASC” da autoria de Bison (2003, p. 26-28). A amostra é constituída por 197 estudantes finalistas de uma Escola Superior de Enfermagem Portuguesa. Os resultados evidenciam que os estudantes em fase de conclusão do curso, valorizam mais o cuidar enquanto interação interpessoal e como intervenção terapêutica, sendo o cuidar como afeto e o cuidar como imperativo moral ou ideal as dimensões menos valorizadas. Os resultados parecem orientar para a necessidade de uma avaliação sistemática dos resultados obtidos ao longo e no final do processo ensino/aprendizagem de modo a que o processo formativo culmine numa aprendizagem global onde o cuidar seja o resultado da valoração harmonizada das diferentes dimensões que o compõem.

Palabras clave : estudantes; enfermagem; cuidar.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons