SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.serIII número7Expectativas dos doentes face ao internamento numa Unidade de Cuidados Paliativos índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista de Enfermagem Referência

versão impressa ISSN 0874-0283

Resumo

RODRIGUES, Manuel Alves  e  BAIA, Maria da Conceição. Mediação e acompanhamento na formação, educação e desenvolvimento profissional. Rev. Enf. Ref. [online]. 2012, vol.serIII, n.7, pp.199-205. ISSN 0874-0283.  https://doi.org/10.12707/RIII11064.

As políticas de educação e ensino superior reconhecem a importância da aprendizagem mediada, no complexo processo de desenvolvimento da cadeia educativa: da gestão da informação à construção de conhecimento e sabedoria para agir. Neste trabalho são apresentados alguns pressupostos da necessidade de mediação e acompanhamento e sintetizados os contributos de diferentes estratégias (mentoring, coaching, tutoria, assessoria pedagógica de projetos pessoais, supervisão pedagógica), considerando os seus pontos convergência. Esta reflexão crítica conceptual torna-se pertinente no contexto das discussões atuais, em torno do currículo escolar e do desenvolvimento pessoal e profissional.

Palavras-chave : mentoring; tutoria; supervisão; assessoria pedagógica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons