SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.serIII número7Cuidados Centrados en la Familia: impacto de la formación y de un manual de buenas prácticas en pediatriaEl valor de los cuidados de enfermería: la consulta de enfermería del hombre sometido a prostatectomía radical índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista de Enfermagem Referência

versión impresa ISSN 0874-0283

Resumen

MARTINS, Gizele da Conceição Soares; PERES, Maria Angélica de Almeida; SOUZA, Maria Cristina Fréres de  y  ALMEIDA FILHO, Antonio José de. Dispositivos extra-hospitalares que apoiam as Residências Terapêuticas para utentes com transtorno mental em Volta Redonda/Rio de Janeiro (2005 - 2009). Rev. Enf. Ref. [online]. 2012, vol.serIII, n.7, pp.93-102. ISSN 0874-0283.  http://dx.doi.org/10.12707/RIII1267.

Trata-se de um estudo qualitativo com abordagem histórico-social. Os seus objetivos são caracterizar a rede extra-hospitalar em saúde mental em Volta Redonda - RJ; e analisar a importância da rede extra-hospitalar para o funcionamento das Residências Terapêuticas. As fontes primárias foram compostas por documentos escritos e 4 entrevistas. Os dados foram organizados, classificados e analisados conforme o método histórico. Foram criadas em 2009, em caráter emergencial, três Residências Terapêuticas. Apesar de estas possuírem características diferentes de moradias comuns, a sua finalidade é que se assemelhem a um lar. Á época, o município contava com uma rede de atenção extra-hospitalar composta por vários dispositivos que davam suporte às Residências. Cabe ressaltar que o atendimento em tais dispositivos não era privilegiado em virtude da doença mental. Portanto, buscou-se o resgate da cidadania dos usuários através da reinserção social. A articulação entre os dispositivos da rede de saúde mental era incipiente, contudo priorizou-se a qualidade de vida dos utentes e a reabilitação psicossocial. Assim, o profissional enfermeiro atuou através das visitas domiciliares oferecidas por esses serviços, possibilitou o desenvolvimento de práticas inovadoras, contribuiu para a construção de novos saberes no campo da saúde mental e buscou o cuidado do usuário de forma integral.

Palabras clave : história da enfermagem; enfermagem psiquiátrica; serviços comunitários de saúde mental; moradias assistidas.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons