SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.serIII número6Bullying e a criança com doença crónicaConhecimentos e práticas de Terapia Compressiva de enfermeiros de cuidados de saúde primários índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista de Enfermagem Referência

versão impressa ISSN 0874-0283

Resumo

COSTA, Maria da Graça ferreira Aparício; NUNES, Maria Madalena de Jesus Cunha; DUARTE, João Carvalho  e  PEREIRA, Anabela Maria Sousa. Conhecimento dos pais sobre alimentação: construção e validação de um questionário de alimentação infantil. Rev. Enf. Ref. [online]. 2012, vol.serIII, n.6, pp.55-68. ISSN 0874-0283.  http://dx.doi.org/10.12707/RIII1158.

Enquadramento: instrumentos válidos que permitam obter informação sobre os conhecimentos e as práticas que medeiam a alimentação das crianças revelam-se de grande valor para o planeamento de ações de promoção da saúde mais dirigidas. Objetivo: descrever o processo de construção e validação dum questionário de avaliação de Conhecimentos dos Pais sobre Alimentação Infantil. Metodologia: participaram 559 pais de crianças pré-escolares, residentes no centro de Portugal, com média de idades, mãe (M= 34,43; Dp= 5,0); pai (M= 36,47; Dp=5,45) anos. Foi analisada a consistência interna e a validade de constructo. Resultados: o Alfa de Cronbach final, (Alfa=0,942), revelou boa consistência interna, com correlação positiva e significativa na nota global com e sem o item incluído. A análise fatorial de componentes principais, seguida de rotação varimax e gráfico scree plots, extraiu quatro fatores explicando 39,59% da variância total. A composição dos fatores sugere os significados: Fator 1 - Alimentação e Saúde; Fator 2 - Regras Alimentares; Fator 3 - Crenças Alimentares Familiares; Fator 4 - Variedade/Diversidade no Padrão Alimentar. Conclusão: as propriedades psicométricas do QAI certificam a sua qualidade, enquanto ferramenta a utilizar nas atividades de promoção da saúde, dirigida à identificação das necessidades de (in)formação dos pais sobre alimentação infantil.

Palavras-chave : conhecimentos; atitudes e prática em saúde; criança pré-escolar; estudos de validação; nutrição infantil.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons