SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.serIII número5Mobbing entre los profesionales de enfermeríaPrograma de Terapia de Remotivación para adultos mayores institucionalizados: estudio piloto índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista de Enfermagem Referência

versión impresa ISSN 0874-0283

Resumen

VENTURA, Maria Clara Amado Apóstolo et al. O “bom professor”: opinião dos estudantes. Rev. Enf. Ref. [online]. 2011, vol.serIII, n.5, pp.95-102. ISSN 0874-0283.  http://dx.doi.org/10.12707/RIII1167.

Num processo de ensino/aprendizagem centrado no estudante e numa perspetiva de melhoria contínua e de crescer com qualidade e relevância, o Conselho para a Qualidade e Avaliação da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra entendeu ser pertinente conhecer a opinião dos estudantes sobre o perfil de um ‘Bom Professor’. Neste contexto, desenvolveu um estudo tendo como objetivo identificar a opinião dos estudantes acerca das características de um ‘Bom Professor’. Trata-se de um estudo qualitativo, utilizando um questionário autopreenchido, com uma questão aberta “o que considera ser um Bom Professor”, e a identificação do curso. A amostra é constituída por 174 e 52 estudantes dos Cursos de Licenciatura e Pós-Licenciatura de Especialização em Enfermagem, respetivamente. Do conjunto de indicadores de um “Bom professor” emerge o domínio dos conteúdos da disciplina que leciona, a capacidade de cativar e motivar, de desenvolver uma boa relação com os estudantes, ser disponível e acessível, compreensivo e tolerante, de relacionar a teoria com a prática, sendo exigente, assíduo e pontual.

Palabras clave : professor; ensino; aprendizagem; competências.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons