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Revista de Enfermagem Referência

versão impressa ISSN 0874-0283

Resumo

SILVEIRA, Rodrigo Eurípedes da; REIS, Nayara Araújo dos; SANTOS, Álvaro da Silva  e  BORGES, Maritza Rodrigues. Qualidade de vida de docentes do ensino fundamental de um município brasileiro. Rev. Enf. Ref. [online]. 2011, vol.serIII, n.4, pp.115-123. ISSN 0874-0283.

A globalização tem influenciado o setor educacional, sobremaneira o professor, que vivencia um acúmulo de funções associado a baixa remuneração, implicando em uma notável queda em sua qualidade de vida. Com o objetivo de avaliar a Qualidade de Vida de professores dos períodos diurno e noturno de uma instituição municipal de ensino em Uberaba, Minas Gerais, Brasil, através do questionário Short Form-36; traçou-se este estudo quantitativo, observacional, de corte transversal, realizado em setembro de 2010. Entre os principais resultados destaca-se: 90,00% são do sexo feminino, na idade de 40 a 49 anos (43,46%), como docente do ensino fundamental por 10 a 19 anos (47,86%). Em termos de domínios, no período diurno o de menor escore foi o de vitalidade (60,00), seguido de saúde mental (69,20); enquanto no período noturno que apresentou melhores escores: limitações por aspeto emocional (66,83%) e aspectos sociais (72,91%) foram os mais prejudicados; os demais domínios nos dois períodos se apresentaram acima de 70,00%. Tais dados devem servir de sensores no sentido de se atentar a questão da vitalidade, questões emocionais e sociais, na qualidade de vida e saúde, em especial a professora de educação fundamental, como em maior número na população pesquisada.

Palavras-chave : qualidade de vida; condições de trabalho; professor; ensino fundamental.

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