SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.serIII número2Conhecimento das mulheres sobre o autoexame de mamas na atenção básicaCuidar no paradigma da desinstitucionalização: A sustentabilidade do idoso dependente na família índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista de Enfermagem Referência

versão impressa ISSN 0874-0283

Resumo

SILVA, Carmen Maria dos Santos Lopes Monteiro Dantas da; TANJI, Suzelaine; SANTOS, Neiva Maria Picinini  e  VIANA, Ligia de Oliveira. Consciência ambiental na Enfermagem: Reconstruíndo um mundo melhor com a contribuição dos estudantes. Rev. Enf. Ref. [online]. 2010, vol.serIII, n.2, pp.35-43. ISSN 0874-0283.

O objeto do estudo aborda a formação dos estudantes de graduação em enfermagem tendo os cenários de aprendizagem/cuidado como mantenedores de práticas pedagógicas que promovam experiências e habilidades para a sustentabilidade ambiental. O objetivo é identificar como as palavras e desenhos emitidos pelos estudantes em cenários de aprendizagem têm contribuindo para a formação de uma consciência ambiental fortalecendo-os para a profissão de enfermagem. Estudo realizado numa perspectiva qualitativa, realizado em uma Instituição de Ensino Superior Brasileira no curso de graduação em enfermagem. Os sujeitos foram 41 estudantes do 1º período. A coleta de dados aconteceu em Maio/2009, mediante um questionário com perguntas abertas. Os dados foram analisados e descritos em unidades temáticas: a teoria-prática-humanização permite formar uma consciência ambiental; a experiência-habilidade articulada a práticas pedagógicas promove a sustentabilidade ambiental; o social apreendido e trabalhado como cenário de aprendizagem-ambiente de cuidado, fortalece os estudantes de enfermagem. A consciência social pode construir um mundo melhor.

Palavras-chave : enfermagem; aprendizagem; ambiente.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons