SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.serIII número1Impresiones de los transeúntes de la Plaza de Geraldo acerca de los enfermerosEl Individuo y la Quemadura: las alteraciones de la dinámica del subsistema individual en el proceso de quemadura índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista de Enfermagem Referência

versión impresa ISSN 0874-0283

Resumen

BAPTISTA, Suely de Souza; ALMEIDA FILHO, Antonio José de; BARBOSA, Thais Silva Corrêa  y  XAVIER, Maria Lelita. Nexos entre o contexto histórico e a expansão do número de cursos superiores de Enfermagem nas regiões Sudeste e Sul do Brasil. Rev. Enf. Ref. [online]. 2010, vol.serIII, n.1, pp.73-80. ISSN 0874-0283.

Estudo de cunho histórico-social apresenta como objectivos de pesquisa: levantar o número de cursos superiores de enfermagem, em funcionamento, nas regiões Sudeste e Sul do Brasil, ao final do ano de 2007; comparar o número de cursos vinculados a instituições públicas aos vinculados a instituições privadas, nas regiões em estudo; e discutir os nexos entre o contexto histórico e a configuração desses cursos no que se refere à vinculação institucional. As fontes primárias da pesquisa foram colhidas no site do Instituto Nacional de Educação e Pesquisa Anísio Teixeira no ano de 2008, categorizadas e tratadas estatisticamente. As fontes secundárias que respaldaram a discussão dos resultados incluem: relatórios de pesquisa, recortes de jornais, artigos, livros, dissertações, teses de doutorado e sites que abordam a temática em estudo. A análise comparativa dos dados evidenciou a importância das políticas governamentais para o crescimento das instituições privadas na formação do enfermeiro.

Palabras clave : enfermagem; história da enfermagem; escolas de enfermagem.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons