SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 númeroESPECIALO papel das parcerias na internacionalização das empresas portuguesasConselhos de administração e monitoração da implementação estratégica: um modelo conceitual índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Em processo de indexaçãoCitado por Google
  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO
  • Em processo de indexaçãoSimilares em Google

Compartilhar


Economia Global e Gestão

versão impressa ISSN 0873-7444

Resumo

CARDEAL, Nuno; ABECASSIS-MOEDAS, Celine  e  ANTONIO, Nelson. A utilização de recursos partilhados em clusters: Uma abordagem de capacidades dinâmicas. Economia Global e Gestão [online]. 2012, vol.17, n.Especial, pp.31-54. ISSN 0873-7444.

A literatura de clusters reconhece a existência de recursos que são partilhados pelas empresas do cluster. A literatura das capacidades dinâmicas argumenta que no contexto do desenvolvimento das capacidades, as empresas necessitam desenvolver diferentes modelos de negócio e de definir as suas fronteiras de empresa de forma complementar. Utilizámos uma abordagem de múltiplos estudos de caso para avaliar como é que três empresas portuguesas fabricantes de calçado, pertencentes ao mesmo cluster, mas com diferentes modelos de negócio, exploram os recursos do cluster. Descobrimos que os mesmos recursos não são utilizados da mesma forma e com os mesmos fins pelas empresas. A investigação indutiva levada a cabo conduziu a duas proposições: os recursos partilhados não estratégicos são utilizados pelas empresas do cluster de forma semelhante; os recursos estratégicos, que estão relacionados com os modelos de negócio, são utilizados de forma diferente, e com diferentes fins, pelas distintas empresas.

Palavras-chave : Gestão Estratégica; Capacidades Dinâmicas; Clusters.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )