SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 númeroESPECIALA utilização de recursos partilhados em clusters: Uma abordagem de capacidades dinâmicas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Economia Global e Gestão

versão impressa ISSN 0873-7444

Resumo

CARVALHO, Rui; PEREIRA, Ivo  e  ESPERANCA, José Paulo. O papel das parcerias na internacionalização das empresas portuguesas. Economia Global e Gestão [online]. 2012, vol.17, n.Especial, pp.9-29. ISSN 0873-7444.

Este estudo analisa os determinantes da formação de parcerias em processos de internacionalização, em particular para mercados emergentes. O estudo confirma um impacto positivo da procura de competências no processo de formação de parcerias. Ficou também demonstrado que o estabelecimento de parcerias está negativamente relacionado com o grau de aprendizagem resultante dos processos de investimento direto estrangeiro. O estudo permite, também, confirmar que o estabelecimento de parcerias é maior em mercados emergentes, assim como o estabelecimento de parcerias é maior quando o potencial parceiro é uma empresa sediada no país de destino. Finalmente, o estudo confirma o impacto positivo e estatisticamente significativo do estabelecimento de parcerias quando a capacidade de decisão (maioria do capital social) é assegurada pela empresa multinacional.

Palavras-chave : Internacionalização; Parcerias; Conhecimento; Autorregulação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )