SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número3Mundo sustentável e empresas duradouras: reformular a política de negócio índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Economia Global e Gestão

versão impressa ISSN 0873-7444

Resumo

CARVALHO, José Crespo de. Portela Cafés: a sua casa desde 1977. Economia Global e Gestão [online]. 2012, vol.17, n.3, pp.181-188. ISSN 0873-7444.

O Caso de Estudo Portela Cafés está centrado no desenvolvimento de uma cadeia de lojas com origem em Portugal e um core business centrado no café (da produção à distribuição) e no serviço ao cliente, não deixando de oferecer produtos complementares como: chocolates, pastelaria, refeições, chás e outros. Especificamente, a ideia geral do negócio é desenvolver uma cadeia de lojas de retalho, e de produtos complementares, onde se possa perceber que, por entre a variedade de produtos, o serviço está, por comparação, para o coração da empresa tal como o café está para a sua alma. Atualmente com sete lojas, a Portela Cafés está perante um enorme dilema em termos estratégicos: por um lado crescer parece a opção mais viável para o futuro, em parte porque há capacidade excedentária em termos produtivos, quer na torrefação quer no enchimento e na embalagem (convencional ou em cápsula, incluindo cafés e chás); por outro lado, coloca-se a questão de saber se existe mercado suficiente para sustentar uma cadeia de retalho com características tão específicas que pretenda diferenciação e desnatação de mercado.

Palavras-chave : Café; Cadeia de Lojas de Café; Estratégia; Futuro.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )