SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número3Expandindo o insight fundamental dos grupos de empréstimo de micro finança: em direção a um novo framework multinívelReorientação institucional: O caso da Universidade Aberta índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Economia Global e Gestão

versão impressa ISSN 0873-7444

Resumo

KLEIN, Leander  e  PEREIRA, Breno. Por que as empresas se retiram dos processos cooperativos: contributos para a gestão das redes interorganizacionais. Economia Global e Gestão [online]. 2012, vol.17, n.3, pp.121-140. ISSN 0873-7444.

Os gestores de empresas usam redes de cooperação entre empresas como estratégia para atuar no mercado. No entanto, argumenta-se que os estudos sobre este tipo de cooperação, tanto teóricos quanto empíricos, têm enfatizado demais as razões e os benefícios dessas estratégias de cooperação, e focado pouco nos fatores que levam algumas empresas a retirarem-se de redes horizontais. Assim, o objetivo deste trabalho é desenvolver um quadro conceitual para analisar os fatores que levam as empresas a sair das redes de colaboração. O esquema conceitual proposto lista três estágios da formação e desenvolvimento das redes: 1) antecedentes para colaboração; 2) os processos de colaboração, e 3) os resultados percebidos da colaboração. Em termos simplificados, pode-se dizer que diferentes aspectos estão relacionados à saída de empresas das redes, e que a evolução da rede depende da sua própria capacidade para superar os estágios de desenvolvimento.

Palavras-chave : Cooperação; Relações entre Empresas; Término de Redes; Redes Interorganizacionais.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )