SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número2Indicadores compósitos do desenvolvimento: a importância dos ponderadoresh3 Gourmet: Um fast food que não pretende sê-lo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Economia Global e Gestão

versão impressa ISSN 0873-7444

Resumo

BENTO, Paulo  e  SOUSA, Helena Pinto de. Ensino Superior a distância em Portugal: Uma estratégia disruptiva. Economia Global e Gestão [online]. 2012, vol.17, n.2, pp.97-125. ISSN 0873-7444.

O presente artigo aborda o ensino superior a distância (ESaD) em Portugal e tem como objetivo a definição de uma estratégia alternativa para o seu desenvolvimento. A estratégia preconizada decorre de uma análise cuidada do ESaD, antecedida por uma apreciação geral do ensino superior e do país, através das quais se concluiu nomeadamente o seguinte: em resultado das iniciativas tímidas ou mal sucedidas das universidades tradicionais, o ESaD quase se confunde com a Universidade Aberta (UAb); entre os vários desafios colocados ao ensino superior, o ESaD representa uma janela de oportunidades; o país, ao adiar sucessivamente reformas estruturais, vive hoje um dos momentos mais dramáticos da sua história. Em alternativa à continuidade, com trajetórias independentes por parte das instituições do ensino superior, afigura-se mais profícua a via da coopetição, aglutinadora e potenciadora de sinergias, propondo-se a adoção de uma estratégia disruptiva, na qual a UAb tem um papel central.

Palavras-chave : Ensino Superior a Distância; Coopetição; Estratégia.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )