SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número2Estratégia de integração com incerteza da procura: abordagem das opções reaisEnsino Superior a distância em Portugal: Uma estratégia disruptiva índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Economia Global e Gestão

versão impressa ISSN 0873-7444

Resumo

MOREIRA, Sandrina B.; SIMOES, Nádia  e  CRESPO, Nuno. Indicadores compósitos do desenvolvimento: a importância dos ponderadores. Economia Global e Gestão [online]. 2012, vol.17, n.2, pp.79-95. ISSN 0873-7444.

A medição do desenvolvimento tem recorrido crescentemente à utilização de indicadores compósitos. Nesse âmbito, uma questão fundamental é a definição dos ponderadores para as diferentes dimensões do desenvolvimento. Com base num inquérito à opinião pública realizado em Portugal, testamos quais as dimensões consideradas mais relevantes no desenvolvimento de um país e avaliamos em que medida os ponderadores dimensionais dependem de características individuais dos inquiridos, como sexo, idade ou nível educacional. A evidência obtida aponta, sistematicamente, a educação e a saúde como as dimensões mais valorizadas.

Palavras-chave : Indicadores Compósitos; Desenvolvimento; Ponderadores Dimensionais.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )