SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número2O ambiente de negócios em Portugal: uma análise comparada de procedimentos, custos e demora burocráticaIndicadores compósitos do desenvolvimento: a importância dos ponderadores índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Economia Global e Gestão

versão impressa ISSN 0873-7444

Resumo

PINHO, Carlos; FERNANDES, Rui  e  GOUVEIA, Joaquim Borges. Estratégia de integração com incerteza da procura: abordagem das opções reais. Economia Global e Gestão [online]. 2012, vol.17, n.2, pp.61-77. ISSN 0873-7444.

O outsourcing global emergiu como uma das principais abordagens em muitas indústrias, tendo em vista ganhar vantagem competitiva. Neste trabalho analisa-se a flexibilidade das empresas em adaptar a sua capacidade interna de forma a se tornar uma alternativa ao outsourcing em mercados com elevada incerteza. A capacidade a ser instalada e a afetação de recursos relacionados serão determinantes do momento de alterar a estratégia. Neste trabalho desenvolve-se um modelo de investimento parcialmente irreversível, tendo em vista a quantificação do impacto de antecipar um aumento de capacidade. Analisa-se ainda a probabilidade de alteração da escolha de outsourcing para uma situação de integração, sendo analisado o momento ótimo da alteração em dois regimes distintos: insourcing parcial ou total.

Palavras-chave : Integração de Operações; Subcontratação; Opções Reais; Incerteza.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )