SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número2O ambiente de negócios em Portugal: uma análise comparada de procedimentos, custos e demora burocrática índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Economia Global e Gestão

versão impressa ISSN 0873-7444

Resumo

ALMEIDA-SANTOS, Paulo  e  TOLEDO FILHO, Jorge De. Participação dos gastos públicos no grau de liberdade econômica: análise dos países em âmbito mundial. Economia Global e Gestão [online]. 2012, vol.17, n.2, pp.09-31. ISSN 0873-7444.

Este artigo tem como objetivo identificar o nível de importância que os gastos públicos representam na classificação geral do grau de liberdade econômica dos países em âmbito mundial. O estudo consiste em uma pesquisa descritiva, do tipo documental e de abordagem quantitativa dos dados. A amostra é composta por 167 países classificados no Index of Economic Freedom de 2010. Como técnicas de análise e interpretação dos resultados, são utilizadas a análise de componentes principais e a técnica da entropia informacional. Os resultados indicam que dentre as dez componentes estabelecidas pelo ranking final do grau de liberdade econômica dos países componentes da amostra, os gastos públicos são considerados o quarto fator determinante necessário para justificar a classificação dos países no Index of Economic Freedom. Os gastos são também o quarto fator de maior peso de informação para se estabelecer o grau de liberdade econômica dos países investigados. A partir desses achados, conclui-se que o controle dos gastos públicos é essencial para o crescimento da nação, principalmente quando estiver em equilíbrio com as receitas, como observado pela relação positiva moderada entre essas duas variáveis.

Palavras-chave : Gastos Públicos; Liberdade Econômica; Países.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )