SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número1Variedade de capitalismo e gestão de recursos humanos: O caso das filiais de três multinacionais no BrasilGestão democrática das cidades e instituições participativas: tendências no contexto brasileiro recente índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Economia Global e Gestão

versão impressa ISSN 0873-7444

Resumo

SCHWARZ, Henrique. Valoração do capital natural: económica, ecológica ou política?. Economia Global e Gestão [online]. 2012, vol.17, n.1, pp.103-116. ISSN 0873-7444.

A irrupção da problemática ambiental na reflexão económica coloca em termos novos a questão antiga da origem do valor dos bens e serviços. A determinação do valor dos recursos naturais é uma condição da sua gestão eficaz e do desenvolvimento sustentável. Descrevemos as teorias avançadas para explicar o valor dos bens e serviços ecológicos e as correlativas metodologias de cálculo: desde as que prolongam as obsessões monistas da análise monetária tradicional ou da contabilidade eco energética até à rutura dualista introduzida pela economia ecológica. Esta recusa a ideia de que um só elemento esteja na origem do valor. Defende também o princípio da incomensurabilidade, a inexistência de uma medida universal do valor, seja ela expressa em moeda ou numa unidade de tipo energético, e propõe a avaliação multicritério, como método alternativo de cálculo do valor, rejeitando deste modo a existência, neste âmbito, tanto a existência de uma racionalidade económica como de uma racionalidade ecológica.

Palavras-chave : Valor; Incomensurabilidade; Custo-benefício; Eco Energética; multicritério.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )