SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número1O empreendedorismo e o ambiente jurídico e institucionalValoração do capital natural: económica, ecológica ou política? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Economia Global e Gestão

versão impressa ISSN 0873-7444

Resumo

FRANGI, Lorenzo. Variedade de capitalismo e gestão de recursos humanos: O caso das filiais de três multinacionais no Brasil. Economia Global e Gestão [online]. 2012, vol.17, n.1, pp.83-102. ISSN 0873-7444.

Ao destacar a relevância das instituições para as dinâmicas econômicas, assume-se a perspectiva das variedades de capitalismo (VdC) e aprofunda-se o modelo de capitalismo hierárquico, ao qual o Brasil pertence. Em seguida é desenvolvido um modelo teórico próprio para uma análise das dinâmicas de gestão dos recursos humanos (GRH) internas às firmas, através da introdução do VdC do protagonismo dos trabalhadores e focando nos subsistemas institucionais mais relevantes, ou seja, nas relações industriais e no sistema educacional. A influência desses âmbitos institucionais nas práticas mais marcantes de GRH - recrutamento, treinamento e políticas compensatórias - é analisada empiricamente nas filiais brasileiras de três multinacionais. Este estudo não proporciona somente um modelo inovador para a análise de práticas de GRH nas filiais, unindo literaturas científicas diferentes, como a sociológica e a de GRH, mas também a sua aplicabilidade empírica.

Palavras-chave : Instituições; Variedade de Capitalismo; Multinacionais; Gestão de Recursos Humanos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )