SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número1Perspetiva económico-financeira da Rede PME Inovação COTECVariedade de capitalismo e gestão de recursos humanos: O caso das filiais de três multinacionais no Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Economia Global e Gestão

versão impressa ISSN 0873-7444

Resumo

CRUZ, José Neves  e  CARDOSO, Carla Sofia. O empreendedorismo e o ambiente jurídico e institucional. Economia Global e Gestão [online]. 2012, vol.17, n.1, pp.65-81. ISSN 0873-7444.

Este trabalho aborda e discute dois pressupostos normalmente implícitos no estudo do empreendedorismo: I) O empreendedorismo é um comportamento que cria valor social; II) a oferta de empreendedores não é rígida, pois o comportamento empreendedor pode ser ensinado. Seguindo uma linha de investigação iniciada por Baumol (1990), foi possível concluir que o empreendedorismo pode ser improdutivo, e até destrutivo, o que apela à discussão crítica da premissa I). Com base na abordagem da influência dos fatores biológicos, em especial os genéticos, na tendência para ser empreendedor, constatou-se que o ensino de empreendedorismo pode ser afetado pela presença ou ausência dos genótipos adequados. Como estes não são alteráveis, justifica-se um aprofundamento crítico do pressuposto II), daí que é devida uma maior atenção à qualidade do empreendedorismo enquadrada pelo ambiente jurídico e institucional. Este deve potenciar a utilização do talento empreendedor em atividades produtivas.

Palavras-chave : Empreendedorismo; Crime Económico e Financeiro; Direito; Biologia; Governação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )