SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número3Incentivos económicos para diferenciação vertical de produtos no setor dos vinhos brasileiros índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Economia Global e Gestão

versão impressa ISSN 0873-7444

Resumo

BENTO, Paulo; SOUSA, Helena Pinto de  e  ALMEIDA, Miguel. Cooperação e boas práticas na Rede PME Inovação COTEC. Economia Global e Gestão [online]. 2011, vol.16, n.3, pp.109-133. ISSN 0873-7444.

Este artigo investiga aquelas que, no entender dos seus membros, são as vantagens de cooperar e pertencer à Rede PME Inovação COTEC e, ainda, aquelas que têm sido e que devem ser as melhores práticas de cooperação. A exploração das referidas vantagens fez-se a partir de inquéritos, levados a cabo no início de 2008 e de 2010, enquanto as melhores práticas foram avaliadas com base nas respostas ao inquérito de 2010 e no «Innovation Scoring» (IS). Os resultados nem sempre foram conclusivos ou robustos; contudo, constatámos que as três principais vantagens de 2008 repetiram-se em 2010 e que existiam algumas relações estatisticamente significantes entre certas vantagens selecionadas e categorias como sector TIC, indústria transformadora ou perfil colaborativo «parceiro tecnológico». Em relação às melhores práticas, passadas e futuras, o cruzamento com o IS revelou-se inconclusivo; ainda assim, os resultados poderão servir de referência à COTEC e aos seus membros.

Palavras-chave : Cooperação; Rede; PME; COTEC.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )