SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número2Gestão de pessoas e o modelo de gestão de serviços globalmente integrada: um estudo exploratório em uma multinacional de TI índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Economia Global e Gestão

versão impressa ISSN 0873-7444

Resumo

FONSECA, João Carlos. Novos indicadores para o comércio internacional . Economia Global e Gestão [online]. 2011, vol.16, n.2, pp.123-134. ISSN 0873-7444.

Para se aferir da capacidade exportadora de um país e do seu grau de abertura face ao exterior, ao nível internacional, utiliza-se normalmente o valor das exportações e o somatório destas com as importações em relação ao Produto Interno Bruto. No entanto, ao relacionarem os valores das importações mensurados a preços base e das exportações mensurados a preços de aquisição com o valor acrescentado de uma economia, os indicadores padecem de uma incoerência interna e, por isso, não traduzem adequadamente a capacidade exportadora e o grau de abertura de uma economia face ao exterior. Analisando um conjunto de 28 países, incluindo Portugal, o presente artigo avança com novos indicadores que traduzem uma melhor imagem da posição de cada um no comércio internacional.

Palavras-chave : Comércio Internacional; Contabilidade Nacional; Indicadores.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )