SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número2Aprendizagem organizacional em organizações públicas: Um estudo de casoA estratégia de internacionalização da Natura: análise pela óptica da vantagem competitiva índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Economia Global e Gestão

versão impressa ISSN 0873-7444

Resumo

TAVARES, Fernando; MOREIRA, António Carrizo  e  PEREIRA, Elisabeth. Método do rendimento na avaliação imobiliária: uma revisão da literatura. Economia Global e Gestão [online]. 2011, vol.16, n.2, pp.37-61. ISSN 0873-7444.

O presente artigo faz parte de uma investigação académica sobre avaliação imobiliária. Nele se apresenta uma revisão bibliográfica sobre o método do rendimento e a sua aplicabilidade à avaliação imobiliária. Numa primeira parte é abordado o método do rendimento e os meandros do seu cálculo, assim como os aspectos da determinação de rendas e benefícios, centrando-se a questão fulcral nas taxas de desconto. Por outro lado é também estudado, de modo complementar, a duração do arrendamento bem como a «vacancy rate» e as relações entre preços, retornos e rendas. Na segunda parte analisa-se a literatura existente sobre o investidor fundamental versus sentimental e o «mispricing» presente no mercado, complementando esta análise com estudos de evidência empírica recentes sobre o cálculo da «caprate».

Palavras-chave : Avaliação Imobiliária; Método do Rendimento; Avaliação Fundamental; Cap Rate; Vacancy Rate.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )