SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número2A questão do mercado e as questões que coloca face à actual criseMétodo do rendimento na avaliação imobiliária: uma revisão da literatura índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Economia Global e Gestão

versão impressa ISSN 0873-7444

Resumo

HONG, Jacky F. L.  e  FAN, Fiona. Aprendizagem organizacional em organizações públicas: Um estudo de caso. Economia Global e Gestão [online]. 2011, vol.16, n.2, pp.19-35. ISSN 0873-7444.

As organizações públicas com as suas diferentes características: objectivos ambíguos, responsabilidades difusas, autonomia limitada e acrescidas pressões ambientais são frequentemente alvo de críticas devido ao seu comportamento disfuncional na aprendizagem. Este estudo aborda a forma como decorrem os processos de aprendizagem organizacional numa organização pública em Macau, segundo a perspectiva teórica dos poderes e da política. Os resultados indicaram que, enquanto o «poder do sistema» parecia ser a maior barreira à aprendizagem, outros tipos de poder, tais como os «poderes dos recursos», o «poder dos processos» e o «poder do significado» ajudaram a promover o comportamento aglutinador criador de sentido na organização. Defendemos que o poder deve ser estudado de forma mais construtiva e isso está dependente do facto de os detentores do poder conseguirem usar mais racionalmente a fonte de poder mais adequada para seu benefício, a fim de superaram as barreiras à aprendizagem.

Palavras-chave : Poder; Política; Aprendizagem Organizacional; Organizações Públicas; Macau.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )