SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número2Aprendizagem organizacional em organizações públicas: Um estudo de caso índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Economia Global e Gestão

versão impressa ISSN 0873-7444

Resumo

GONCALVES, Carlos. A questão do mercado e as questões que coloca face à actual crise. Economia Global e Gestão [online]. 2011, vol.16, n.2, pp.9-18. ISSN 0873-7444.

A crise que eclodiu no final da primeira década do Séc. XXI, com consequências devastadoras à escala global, trouxe ao debate público aquilo que poderá ser sinalizado como a «questão do mercado» . É precisamente essa questão que constitui o objecto deste artigo, com particular ênfase naquilo que poderá ser considerado o uso (e abuso) da responsabilização atribuída ao mercado nos discursos produzidos e nos debates realizados em vários órgãos da comunicação social. Partindo de uma ontologização «exaustiva» do mercado, os respectivos comentadores atribuíram-lhe a culpa de todos os males conhecidos, bem como de outros ainda não pressentidos, «diabolizando» o mercado e travestindo-o como uma entidade a quem poderiam ser imputadas responsabilidades, mascarando, branqueando, ou tentando ocultar, aqueles a quem cabe, de facto, a responsabilidade: os chamados «agentes de mercado», esses sim, entidades e identidades a quem cabe responsabilizar. Face a esta problemática, este artigo pretende dar um contributo para a compreensão dos principais velamentos e dinâmicas operativas estratégicas por detrás da produção de tais discursos. Nesse sentido, para além do conceito de mercado, serão abordados tópicos, tais como: valor , acumulação de valor, predomínio da esfera financeira, risco financeiro, mercadorização do risco e especulação , interligando-os com o conceito de mercado.

Palavras-chave : Mercado; Valor; Risco Financeiro; Modelos de Avaliação Financeira; Especulação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )