SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número1O papel da China nos PALOP: o caso de Moçambique (Segunda Parte)Ciclo de vida organizacional: descrição de três estágios de desenvolvimento das pequenas empresas em quatro especificidades índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Economia Global e Gestão

versão impressa ISSN 0873-7444

Resumo

ROCHA-COUTINHO, Maria Lúcia  e  COUTINHO, Rodrigo Rocha. Mulheres brasileiras em posições de liderança: Novas perspectivas para antigos desafios. Economia Global e Gestão [online]. 2011, vol.16, n.1, pp.61-79. ISSN 0873-7444.

Neste artigo apresentamos os resultados de uma pesquisa na qual entrevistamos 12 executivas e gerentes gerais da cidade do Rio de Janeiro com idades entre os 25 e os 45 anos. Os textos resultantes da transcrição das entrevistas foram submetidos a uma análise de discurso a partir das seguintes categorias: Família e Maternidade; Trabalho; Estratégias de Conciliação Trabalho-Família; Investimento na Carreira e Estilo de Liderança. Para todas as entrevistadas, família e trabalho foram considerados «prioridade» em suas vidas e a maternidade foi vista como algo fundamental que dá um sentido de completude na vida das mulheres. A conciliação carreira e maternidade, ainda que difícil, foi considerada por todas elas não apenas como possível, mas também desejável. No que diz respeito à atuação das mulheres no trabalho, as entrevistadas mencionaram a existência de discriminação, ainda que velada, com relação, principalmente, aos cargos mais elevados, como o de CEO. Finalmente, nossos dados apontam para o fato de que é mais difícil para as mulheres provar sua competência e eficiência para alcançar os cargos mais elevados e que, de maneira geral, as mulheres estão mais preocupadas com o funcionamento da equipe, têm maior sensibilidade para lidar com os subordinados, têm melhores habilidades comunicativas e uma maior destreza para lidar com diferentes tarefas simultaneamente do que os homens.

Palavras-chave : Liderança Feminina; Desafios; Perspectivas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )