SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número3Proposição do conceito Fit Strategy: estratégia de adequação para produtos popularesRegulação de mercados por licenciamento índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Economia Global e Gestão

versão impressa ISSN 0873-7444

Resumo

HOFFMANN, Micheline Gaia; MAIS, Ilisangela  e  AMAL, Mohamed. Planejamento e gestão de parques científicos e tecnológicos: uma análise comparativa. Economia Global e Gestão [online]. 2010, vol.15, n.3, pp.89-107. ISSN 0873-7444.

O processo de globalização econômica tem provocado mudanças substanciais na sociedade como um todo e, especificamente, sobre as empresas. Neste sentido, a concorrência deixa de ocorrer entre empresas para ocorrer entre regiões. Assim, a competitividade das empresas depende diretamente da qualidade do entorno criado pela região. Com isso, as empresas deixam de procurar regiões com mão-de-obra abundante e com incentivos fiscais, para buscar regiões que ofereçam um ambiente favorável à inovação. Desta forma, diferentes regiões têm implantado parques científicos e tecnológicos como forma de ampliar as suas respectivas atratividades. Dentro deste contexto, o presente artigo faz uma análise comparativa dos modelos utilizados por diferentes países, procurando identificar um conjunto de melhores práticas. O estudo inclui uma análise dos modelos dos parques científicos e tecnológicos da Itália, China, Espanha, Finlândia e Brasil.

Palavras-chave : Parques Científicos e Tecnológicos; Inovação; Vantagem de Localização.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )