SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número3O papel da China nos PALOP: o caso de Moçambique (Primeira Parte) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Economia Global e Gestão

versão impressa ISSN 0873-7444

Resumo

NUNES, Alcina  e  BARROS, Elisa. Caracterização territorial do desemprego registado em Portugal: aplicação da análise de clusters. Economia Global e Gestão [online]. 2010, vol.15, n.3, pp.9-26. ISSN 0873-7444.

Apesar da discussão em torno da taxa de desemprego nacional, pouco se conhece quanto à distribuição territorial das características dos desempregados registados nos centros de emprego, mesmo que o conhecimento dessa distribuição possa ser de utilidade crucial no desenvolvimento de políticas públicas adequadas de combate ao desemprego. Este artigo procura ultrapassar tal lacuna, recorrendo à análise de clusters. A metodologia referida procurar encontrar grupos de unidades territoriais (NUTII) que apresentem as mesmas características para os desempregados registados. Os resultados permitem concluir pelo agrupamento dos distritos portugueses em quatro grandes grupos, com uma distinção clara entre o Norte e o Sul e, ainda, o litoral e o interior de Portugal Continental, assim como uma alteração no perfil regional de desemprego registado.

Palavras-chave : Desemprego; Análise de Clusters; Distribuição Geográfica; Análise Regional.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )