SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número2O Balanced Scorecard como instrumento de medida de desempenho das forças policiais - estudo de casosConflitos de interesse: reflexões ao regime do pós-emprego público índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Economia Global e Gestão

versão impressa ISSN 0873-7444

Resumo

GOMEZ, Nagore Aranguren  e  CERNA, Luis Martinez. Difusão de informação sobre a responsabilidade social pelos bancos chilenos: uma aproximação segundo a teoria da legitimidade. Economia Global e Gestão [online]. 2010, vol.15, n.2, pp.115-135. ISSN 0873-7444.

O estudo investiga a divulgação da informação no âmbito da responsabilidade social corporativa no sector bancário chileno. A teoria da legitimidade e a metodologia da análise de conteúdo, aplicadas aos relatórios anuais e as páginas web de seis bancos chilenos servem o nosso propósito. Verifica-se que os bancos chilenos dão maior importância à informação sobre a comunidade, consumidores e produtos e menor importância ao meio ambiente. Isto permite as seguintes conclusões: os bancos incluem-se no grupo de actividades com elevada visibilidade para os consumidores finais, mas com escasso impacto sobre o meio ambiente; a divulgação da informação é um instrumento utilizado pelas empresas para legitimar o seu comportamento naqueles domínios em que estão sujeitas a maior pressão social e política.

Palavras-chave : Difusão de Informação; Relatórios Anuais; Páginas Web; Responsabilidade Social Corporativa; Teoria da Legitimidade.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )