SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número1É a imagem empresarial de Cabo Verde um espelho do seu potencial de desenvolvimento económico e social? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Economia Global e Gestão

versão impressa ISSN 0873-7444

Resumo

DEMIRKAN, Irem. O efeito dos ciclos de vida na indústria e das alianças estratégicas na elaboração dos contratos de trabalho. Economia Global e Gestão [online]. 2010, vol.15, n.1, pp.115-129. ISSN 0873-7444.

Discute-se o tipo de contrato de trabalho que deve ser proposto ao gestor (agente) de uma empresa pelo proprietário, no caso da formação de alianças estratégicas, considerando o ciclo de vida da sua indústria. O problema da agência pode surgir entre os gestores e os proprietários, porque as acções dos gestores podem não ser intrinsecamente não-observáveis em alianças estratégicas. Sugere-se um conjunto de propostas e modelos baseados principalmente nos vários níveis de incerteza dominantes no sector. Globalmente, o modelo proposto mostra que nos estádios mais avançados da indústria, os proprietários estão em melhor situação, oferecendo o contrato em que os agentes recebem um pagamento fixo (i.e. a primeira melhor solução), visto que, em fases de crescimento, os gestores recebem um pagamento fixo e um prémio de desempenho adicional (a segunda melhor solução). Em ambos os casos, os proprietários recebem o residual.

Palavras-chave : Teoria de Agência; Alianças Estratégicas; Elaboração de Contrato de Trabalho; Ciclos de Vida da Indústria.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )