SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número1Empresas multinacionais de países emergentes: o crescimento das multilatinasÉ a imagem empresarial de Cabo Verde um espelho do seu potencial de desenvolvimento económico e social? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Economia Global e Gestão

versão impressa ISSN 0873-7444

Resumo

GENDEREN, Eric Van. Investigação sobre a relação entre as competências de liderança, inteligência emocional e estilos de liderança dos gestores russos nas multinacionais. Economia Global e Gestão [online]. 2010, vol.15, n.1, pp.75-91. ISSN 0873-7444.

A necessidade de uma maior compreensão dos modelos de liderança internacional acompanhou o aumento da globalização do comércio. Esta pesquisa comparativa cultural destaca um défice de dados comparativos actualizados sobre a liderança organizacional russa, ao mesmo tempo que aborda a procura de conhecimento especializado nessa mesma área. As contribuições desta investigação para a pesquisa incluem: a identificação de um perfil actualizado de liderança dos gestores russos, em termos de competência, que pode ser comparada com outras culturas; uma avaliação comparativa dos gestores russos baseada na Inteligência Emocional; uma comparação dos gestores russos em diferentes níveis hierárquicos em grandes empresas, com especial atenção para as semelhanças e diferenças. As implicações deste estudo para os profissionais incluem: a capacidade de organizações que operam na Rússia para identificar/desenvolver líderes com base nos seus perfis de liderança pessoal (formação de executivos e desenvolvimento), avaliada pelo Questionário das Dimensões da Liderança; o potencial para identificar e fomentar as competências exigidas aos gestores na níveis mais elevados dentro da organização (promoções, como diferem papéis e responsabilidades a vários níveis dentro de uma organização).

Palavras-chave : Inteligência Emocional; Quociente Emocional; Quociente de Inteligência; Emic; Etic; Estudo Cultural Comparado.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )