SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número1Da propriedade intelectual à economia do conhecimento (Primeira parte)Empresas multinacionais de países emergentes: o crescimento das multilatinas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Economia Global e Gestão

versão impressa ISSN 0873-7444

Resumo

BORINI, Felipe Mendes; FLEURY, Maria Tereza Leme  e  FLEURY, Afonso. Transferência, desenvolvimento e reconhecimento de competências organizacionais em subsidiárias de empresas multinacionais brasileiras. Economia Global e Gestão [online]. 2010, vol.15, n.1, pp.31-54. ISSN 0873-7444.

Para as multinacionais emergentes, o desenvolvimento de competências em subsidiárias, assim como sua capacidade de transferência e aprendizagem é fonte de importante vantagem competitiva. Este estudo objetiva compreender os processos de desenvolvimento, transferência e reconhecimento das competências das subsidiárias de multinacionais emergentes. Foi feito um survey com empresas multinacionais brasileiras e suas subsidiárias. Os resultados mostraram a importância das variáveis ambiente externo para a transferência, desenvolvimento e reconhecimento de competências. Deve ser salientada a necessidade de iniciativas das subsidiárias para o reconhecimento das competências desenvolvidas em subsidiárias estrangeiras.

Palavras-chave : Competências Organizacionais; Subsidiárias Brasileiras; Multinacionais.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )