SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número3À conquista de um sistema forte de gestão de recursos humanosAvaliação imobiliária pelo método comparativo na óptica do avaliador índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Economia Global e Gestão

versão impressa ISSN 0873-7444

Resumo

TABORDA, Daniel  e  MARTINS, António. O mecenato: uma perspectiva económico-fiscal. Economia Global e Gestão [online]. 2009, vol.14, n.3, pp.93-110. ISSN 0873-7444.

A relevância social de algumas entidades do terceiro sector está na base do seu financiamento público, que assenta não só nas transferências públicas directas, mas também nos donativos atribuídos pelo sector privado. É precisamente para fomentar este comportamento que o Estado consagra benefícios fiscais aplicáveis às empresas e particulares que apoiam determinadas instituições, cujo interesse público da sua actividade justifica que aquele participe de forma indirecta no seu financiamento, abdicando da receita fiscal inerente. Este trabalho foca essencialmente os aspectos económicos do mecenato, em particular o comportamento filantrópico das empresas.

Palavras-chave : Mecenato; Organizações não Lucrativas; Donativos; Terceiro Sector.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )