SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número3Dimensão do sector público e crescimento económico: uma relação não linear na União Europeia dos 15?O mecenato: uma perspectiva económico-fiscal índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Economia Global e Gestão

versão impressa ISSN 0873-7444

Resumo

BENTES, Luísa; CORREIA, Anabela  e  GOMES, Jorge F.S.. À conquista de um sistema forte de gestão de recursos humanos. Economia Global e Gestão [online]. 2009, vol.14, n.3, pp.77-91. ISSN 0873-7444.

A gestão estratégica da gestão de recursos humanos tem-se centrado nas formas como o sistema de RH é crítico para a performance organizacional. Esta relação desencadeou um forte interesse teórico e teve igualmente algum apoio nos estudos empíricos. Apesar da profusão de escritos, há ainda uma significativa falta de conhecimento no que respeita ao funcionamento dessa associação. No sentido de contribuir para a clarificação desta relação, Bowen e Ostroff (2004) desenvolveram um modelo no qual a relação entre o sistema de RH e performance é mediada pela interpretação psicológica dos acontecimentos, mormente pelo nível de convergência das pessoas quanto às situações (designado Força da Situação). Estes autores introduziram também o conceito de Força dos Sistemas de RH, nos quais as mensagens acerca do que se considera o comportamento adequado são comunicadas aos colaboradores de forma mais ou menos consensual e mais ou menos ambígua. Assim, atingir os objectivos da organização depende da capacidade da função de RH em influenciar comportamentos e percepções. Tendo por base o quadro teórico de Bowen e Ostroff, apresenta-se um modelo expandido em que a força da situação age como elo de ligação entre o sistema de RH e a liderança, por um lado, e a performance organizacional, por outro. O argumento apresentado tem como objectivo avançar no conhecimento existente, relativamente à ligação entre o sistema de RH e a performance organizacional.

Palavras-chave : Gestão Recursos Humanos; Estratégia; Performance Organizacional; Força GRH; Força Situação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )