SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número3Três axiomas da economia ecológicaÀ conquista de um sistema forte de gestão de recursos humanos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Economia Global e Gestão

versão impressa ISSN 0873-7444

Resumo

CASTRO, Conceição. Dimensão do sector público e crescimento económico: uma relação não linear na União Europeia dos 15?. Economia Global e Gestão [online]. 2009, vol.14, n.3, pp.61-75. ISSN 0873-7444.

Os Estados-Membros da União Europeia têm tido a preocupação de reduzirem a dimensão da Administração Pública na economia, a par de a tornar muito mais eficiente de forma a promover o crescimento económico. Neste artigo analisam-se as relações entre a despesa pública e o crescimento económico em 14 Estados-Membros da União Europeia dos 15, com o objectivo de determinar a dimensão óptima das Administrações Públicas, tendo por base teórica a Curva de Armey. Os resultados, para o período 1965-2007, sugerem uma dimensão do sector público maximizadora do crescimento económico de 47,37% e 22,17% do PIB, quando avaliada pelas despesas públicas totais e o consumo público, respectivamente.

Palavras-chave : Dimensão Óptima da Administração Pública; Crescimento Económico; Curva de Armey.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )