SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número3Internacionalização e PME: um estudo empírico sobre PME em PortugalTrês axiomas da economia ecológica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Economia Global e Gestão

versão impressa ISSN 0873-7444

Resumo

AMORIM, Wilson Aparecido Costa de  e  FISHER, André Luiz. A ação dos sindicatos nos países centrais e a cooperação sindical internacional frente às mudanças no mundo de trabalho. Economia Global e Gestão [online]. 2009, vol.14, n.3, pp.25-38. ISSN 0873-7444.

Este artigo reúne algumas das principais reflexões sobre as grandes mudanças que vêm ocorrendo no mundo do trabalho nas últimas décadas, destacando os seus impactos sobre a ação sindical nos países centrais. Busca-se compreender os movimentos dos sindicatos - em um dos vértices do jogo das relações de trabalho - se reestruturando num novo contexto em que cresce a importância das atividades de cooperação sindical internacional. Neste objetivo, demonstra-se como mudaram de escopo, ganharam corpo e influência algumas das organizações que realizam atividades de cooperação internacional no Brasil. Entre estas organizações são apontadas o Solidarity Center (EUA), o SASK (Finlândia) e o Observatório Social (vinculado à CUT brasileira e com recursos da Holanda e Alemanha). Tais organizações desenvolvem atividades de pesquisa, assessoria e apoio à formação de quadros sindicais com recursos provenientes de outros países. Especialmente no âmbito econômico, entende-se que para a análise mais precisa das decisões tomadas nos espaços nacional e mundial pelas empresas - outro vértice das relações de trabalho - é indispensável o acompanhamento dos movimentos dos sindicatos.

Palavras-chave : Relações de Trabalho; Sindicalismo; Cooperação Internacional.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )