SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número3A ação dos sindicatos nos países centrais e a cooperação sindical internacional frente às mudanças no mundo de trabalho índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Economia Global e Gestão

versão impressa ISSN 0873-7444

Resumo

TRIGO, Virgínia; CALAPEZ, Teresa  e  SANTOS, Maria da Conceição. Internacionalização e PME: um estudo empírico sobre PME em Portugal. Economia Global e Gestão [online]. 2009, vol.14, n.3, pp.9-24. ISSN 0873-7444.

Este estudo apresenta os resultados de um inquérito realizado em Portugal junto de 2500 pequenas e médias empresas (PME) constantes da base de dados da COFACE. É um estudo exploratório e apresenta resultados descritivos sobre a orientação para a exportação, competitividade nos mercados externos, capacidade de análise da envolvente e inovação relativamente ao mercado global bem como as necessidades de informação das PME inquiridas relativamente a esse mercado. A partir de literatura recente identificámos as características principais que o mercado global exige das empresas para que nele possam operar com sucesso e comparámo-las com os resultados que obtivemos. Seleccionámos Portugal como base do nosso estudo não apenas porque as empresas locais têm vindo a sofrer profundas alterações nas últimas três décadas tendo passado de um ambiente protegido para o contexto aberto da União Europeia, mas também porque, sendo um país pequeno, com um reduzido mercado interno, sofrem enormes pressões no sentido da internacionalização.

Palavras-chave : PME; PME em Portugal; Internacionalização; Globalização.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )