SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número2Os senhores da criseAnálise da vantagem competitiva de bancos em países emergentes e em países desenvolvidos utilizando o modelo de visão baseada em recursos: estudo comparativo Brasil x Estados Unidos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Economia Global e Gestão

versão impressa ISSN 0873-7444

Resumo

FONSECA, João Carlos. O goodwill não é um activo. Economia Global e Gestão [online]. 2009, vol.14, n.2, pp.81-93. ISSN 0873-7444.

No contexto da actual crise financeira internacional, a sociedade em geral questionou o papel da contabilidade. Nesta temática, surge com especial relevância o tratamento contabilístico do goodwill no âmbito de concentrações empresariais. O presente artigo analisa o conceito de goodwill e o respectivo racional económico subjacente, posteriormente enquadra-o em termos contabilísticos, à luz das International Financial Reporting Standards (IFRS). Da análise efectuada face ao racional económico subjacente, detectaram-se insuficiências e incoerências no tratamento contabilístico do goodwill, traduzindo uma falta de representação fidedigna da posição e do desempenho financeiro das empresas e da imagem verdadeira e apropriada das respectivas demonstrações financeiras. Tudo isto originou um efeito de maior volatilidade e pró-ciclicidade nos resultados das empresas, com influência na estrutura financeira das mesmas e no sistema financeiro e empresarial a nível mundial. Finalmente, dada a materialidade em causa, propõe-se uma alteração prospectiva às IFRS com um período de carência e retrospectivamente com duas opções.

Palavras-chave : International Financial Reporting Standards; Goodwill; Normalização Contabilística Internacional; Crise Financeira Internacional.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )